
É raro eu ligar minha tevê. Mas hoje foi uma exceção: Pan 2007 e ainda a final da Copa América, Brasil e Argentina. Não tem como não acompanhar.
Emocionei-me com o choro e o depoimento de Diogo Silva, lutador de taekwondo, que ganhou a única medalha de ouro do Brasil até agora. De origem humilde, negro, feições muito bonitas, tranças dreadlocks, estilo agressivo, ele dominou o peruano o tempo todo na luta final. Após receber a medalha de ouro, muito aplaudido, aproveitou para desabafar e protestar: "Recebo só R$ 600,00 da Confederação (Brasileira de Taekwondo, oriundos da Lei Piva). Mas esse dinheiro atrasa e só recebemos a cada três meses. Nesse ano, fiz de tudo por essa medalha de ouro. Desembolsei do meu próprio bolso cinco mil reais para competir e treinar na Europa. Acreditava que precisava fazer o possível e o impossível por essa medalha de ouro". Nas Olimpíadas de Atenas-2004, Diogo entrou para lutar vestindo uma luva dos Black Panthers (Panteras Negras, movimento de militantes negros norte-americanos do final da década de 60), mas o juiz não permitiu que a usasse. O objetivo era protestar contra a falta de apoio do esporte no país.
Todo ano de olímpiadas ou pan-americano é a mesma coisa: descobrem-se histórias como essa, mas nada muda. O Brasil continua sendo o país do futebol.
[Falando nisso, queimei minha língua: ao contrário do que eu pensava que aconteceria, a seleção do Dunga arrasou a Argentina. Vamos ter de agüentá-lo por mais um tempo.]
4 comentários:
Acho que devem abolir qualquer forma de esporte no país, exceto futebol, jogos de tabuleiro e de cartas.
¬¬
E dá-lhe Dunga!
=/
Mais uma vez o Brasil ganha da Argentina. Reparem o Brasil só consegue ganhar de 2 times: Aregentina e Chile. Dos outros perde...
Qto ao Diogo do taekwondo, foi a medalha da superação! Parabéns pra ele!!
Oi Myriam,
Fiquei muito, muito feliz com o seu comentário! Adoro quando as pessoas me entendem, o que é tão raro... Muito obrigado, de coração!
Beijos pra você. E sim, acho que nós somos todos uns masoquistas inveterados. Todos os meus colegas de faculdade já têm dinheiro pra viajar quando quiserem. Só eu insisto nessa bobagem de escrever.
Postar um comentário